Curso Técnico de Informática Unitec - Unaí-MG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curso Técnico de Informática Unitec - Unaí-MG

Forum da Turma do Curso Técnico de Informatica - Turno Matutino
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos

Ir para baixo 
+15
esk17
Fernanda souza
Carolina
Ana Paula Gomes
SHIRLEI
LUCAS AUGUSTO
Monica
kesia nascimento
Olimpio
Fabio silva rodrigues
Daniel Bruno
marli
Helba Estéfânia
Adriana Ribeiro
Prof.: Cleyton
19 participantes
AutorMensagem
Prof.: Cleyton

Prof.: Cleyton


Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/08/2011
Idade : 42
Localização : Unaí

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeSeg Nov 28, 2011 8:00 pm

Olá bom dia!

Para o fechamento da disciplina é proposto neste último fórum uma pesquisa sobre os seguintes temas:

Gerenciamento de projetos:

Gerenciamento de riscos:

Ob.: Colocar as devidas referências, e postar sua opinião sobre cada tema!

Valor: 20 pts.

Um abraço a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.clicknetunai.com.br
Adriana Ribeiro

Adriana Ribeiro


Mensagens : 16
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 32
Localização : Unaí MG

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Trabalho - Segurança e Análise de Risco em Projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 5:56 am

Bom dia...


*GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Ele pode ser melhor explicado através dos processos que o compõem, que podem ser reunidos em cinco grupos de processos - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento – e em nove Áreas de Conhecimento - Gerenciamento da Integração do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto, Gerenciamento da Comunicação do Projeto, Gerenciamento dos Riscos do Projeto e Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
Fonte: www.pmisc.org.br

*GERENCIAMENTO DE RISCOS
Gerência de Riscos é o processo de planejar,organizar,dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao minimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.
Fonte: www.ebah.com.br/content/

Gerenciamento de Projetos é todas as ferramentas necessárias para se atingir os objetivos de um projeto.
Gerenciamento de Risco é a possibilidade de ocorrer algo não esperado.
Ir para o topo Ir para baixo
Helba Estéfânia

Helba Estéfânia


Mensagens : 16
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 39
Localização : Unaí

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 5:59 am

Olá Bom dia!!!!!! sunny


GERENCIAMENTO DE PROJETOS.

É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são melhores descritos em termos de seus processos componentes.
Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).
Fonte: alexkoyashi.wordpress.com

GERENCIAMENTO DE RISCOS.
É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.
É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais ao meio ambiente e à imagem da empresa.

Fonte: WWW.isegnet.com.br



Através dos conhecimentos e técnicas, aplicadas no gerenciamento de projetos, tem a finalidade de alcançar todas as expectativas esperadas do projeto.

Já no Gerenciamento de Riscos, tem objetivo de organizar todo o projeto prevendo e prevenindo todos os riscos que o projeto possa ter.


Obrigada!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
marli

marli


Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 51
Localização : unai-mg

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:04 am

BOM DIA Á TODOS
Gerenciamento de projetos:
É o ato de utilizar técnicas para organizar ações visando alcançar um fim específico, seja ele qual for!
Desde as civilizações antigas já se fazia projetos. Alguns exemplos são:
•a.C., a grande pirâmide de Giza, a Muralha da China;
•Nos séculos XV a XIX, as catedrais inglesas, o canal Ellesmer, a grande ferrovia do oeste;
•No século XX, a viagem do homem à Lua, a construção da Disney, o primeiro celular, o pathfinder foi enviado à Marte.
•No século XXI, o iPhone, internet em nuvem, tablet-pcs e o que mais vier.
Por definição, um Projeto é “um empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único” (PMI) ou simplesmente “a concretização de objetivos específicos” (Kerzner)
Primeiro Projeto
A primeira ferramenta para gerenciamento de um projeto foi o Diagrama de Gantt, criado em 1917 por Henry Gantt, que ilustra a duração das atividades do projeto ao longo do tempo e mostra como se concatenam.
A gestão de projetos como conhecemos hoje, no entanto, teve inicio nos anos 1950, quando da realização do projeto Polaris pelo Departamento de Defesa Americano (DoD), tratava-se de um míssil de lançamento submarino.Neste projeto foram criados o CPM (métodos do caminho crítico) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique), que adicionaram ferramentas ao processo de gerenciamento de projetos.
Os benefícios da utilização de métodos padronizados para o gerenciamento são vários, desde a definição de linguagem comum que facilita a comparação e a mensuração de projetos até a possibilidade de compartilhar boas práticas entre empresas. Além de facilitar a evolução do conhecimento,
PMI e PMBOK
Em 1969 foi fundado o PMI (Project Management Institute), uma entidade com a missão de difundir o conhecimento das técnicas de gerenciamento de projetos e a profissão do Gerente de Projetos.
Finalmente em 1987 foi lançado o PMBOK (Project Management Body of Knowleadge), que é um guia contendo padrões e as linhas mestras das práticas da Gestão de Projetos, que é atualizado quadrienalmente. O PMBOK é dividido em 9 áreas de conhecimento:
•Integração
•Escopo
•Tempo
•Custos
•Qualidade
•Recursos Humanos
•Comunicações
•Riscos
•Aquisições
E tem uma estrutura de processo organizada em 5 grupos, que agrega dezenas de processos que vão desde a definição do “termo de abertura” até a “coleta de lições aprendidas”.
•Iniciação
•Planejamento
•Execução
•Controle
•Encerramento
Embora haja um processo definido, o nível de detalhe é propositalmente insuficiente para o uso imediato. Isto ocorre para que cada empresa acrescente os detalhes que mais se adeque ao seu negócio.
Projeção de Carreira de Gerente de Projetos
O “Gerente de Projetos” é o profissional treinado nas técnicas e ferramentas de Gestão de projetos, que está apto a planejar e acompanhar projetos, de qualquer porte, desde sua iniciação até o encerramento. Procurando garantir principalmente o atingimento da “restrição tríplice” de Escopo, Prazo e Custo. Mas também observando todas as demais áreas e processos do modelo.
(Chama-se “restrição tríplice”, pois são dependentes entre si, Sempre que há modificação em uma das restrições as demais são impactadas).
O mercado de trabalho para o Gerente de Projetos costuma ser vasto, e permite a atuação nas mais diversas indústrias e áreas de conhecimento, desde projetos de produção de cana de açucar até planos ambientais, por exemplo. Costuma haver variação na demanda por Gerentes de Projetos de acordo com a situação econômica do País.
Mais conhecimentos
O PMI oferece programas de certificação para “garantir” que os profissionais possuem a experiência e o conhecimento necessários para gerenciar projetos. Estas certificações costumam ser um diferencial no mercado de trabalho. Muitas universidades também passaram a oferecer MBAs (Master in Business Administration) específicos em Gestão de Projetos, o que também é considerado um diferencial no mercado.
Fonte-pesquisada:http://www.empregati.com.br/2011/06/19/o-que-e-gestao-de-projetos/
Comentário : é a aplicação de conhecimentos,habilidades e técnicas na elaborção de atividades relacionadas para atingir um objetivo comum.



Gerenciamento de riscos:
Gerenciar riscos é o processo de identificar riscos e decidir o que fazer sobre eles. Como cada vez mais as organizações estão expostas à falhas e problemas com os serviços de TI e muitos desde riscos são por problemas internos no ambiente de TI a quantidade e a severidade destes riscos vem aumentando também porque as transações de negócio são cada vez mais dependentes de TI, o ambiente de TI se torna cada vez mais complexo e assim o número de pontos que podem falhar aumenta, o controle da infra-estrutura é baixo, se uma falha acontece o tempo entre ela e o impacto no negócio da empresa é cada vez mais curto e por ai não pára.
Resumindo, TI oferece cada vez mais suporte aos negócios de uma organização, mas ao mesmo tempo as falhas nos serviços de TI impactam diretamente os negócios (e também é claro a rentabilidade) da empresa. Por esta análise se deve o aumento dos pontos de falha no ambiente de TI.
Todo e qualquer risco tratado seguindo a disciplina de Gerenciamento de Riscos do MOF apresenta características em comum como: Todo risco é Incerto, nunca se sabe quando um sistema irá apresentar uma falha, todo risco é uma probabilidade e não uma certeza e por fim um risco não é algo para se evitar e sim para se administrar, identificar pró-ativamente e gerenciar. Logo uma recomendação da disciplina é que o gerenciamento de riscos deve fazer parte das tomadas de decisões assim como tempo, dinheiro e trabalho já fazem parte.
O gerenciamento de riscos deve ser integrado às funções e aos grupos de funções, ele deve ser formal e levado a sério por todos para provar que se trata de uma atividade muito importante e crucial para a empresa, sendo assim deverá ser executado continuamente no decorrer de todo o ciclo em todas as tarefas do dia-a-dia. Esta disciplina oferece mais consistência no gerenciamento de riscos do que outros modelos existentes porque ela possui princípios fundamentais, terminologia padrão, estrutura e um processo repetitível de seis passos. Falando nisso vamos conhecer a seguir cada um dos nove princípios da disciplina.
Fonte pesquisada: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/clebermarques/mof010.asp

Cometário: gerenciamento de riscos: planejar ações e estar preparado para imprevistos. Existem riscos das mais diversas naturezas, como: riscos técnicos, riscos legais, riscos de algum acidente, risco de enfrentar a greve de algum sindicato local, riscos climáticos, riscos financeiros, entre outros

Att:
Marli lourenço
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Bruno

Daniel Bruno


Mensagens : 16
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 32
Localização : Brasil

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:05 am

Gerenciamento de Projetos: O PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida. Também identifica na comunidade de gerenciamento de projetos um conjunto de conhecimentos amplamente reconhecido como boa prática, aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo. Fonte: MÁRCIO d'Ávila, PMBOK e Gerenciamento de Projetos,8 de agosto de 2006, Dispónivel: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html, Data de Acesso: 29/11/2011.

Comentáio: O Gerenciamento de Projetos é um conjunto de conhecimentos, apliáveis na maioria dos projetos como: Na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas ao projeto.

Gerenciamento de Riscos: É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e matérias de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível a sua empresa. Fonte: www.isegnet.com.br, Disponível: http://www.isegnet.com.br/siteEdit/site/site_antigo/arquivosartigos/O%20QUE%20%C3%89%20GERENCIAMENTO%20DE%20RISCOS.pdf, Data de Acesso: 29/11/2011.

Comentáio: Gerenciamento de Riscos: São algumas técnicas utilizadas pelas empresas visando reduzir ao mínimo os efeitos dos riscos que possam causar danos à imagem da empresa e ao meio ambiente.

Abraços

Daniel Bruno
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio silva rodrigues

Fabio silva rodrigues


Mensagens : 14
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 35

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Avaliação    Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:07 am

Gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos (GP) é uma área de atuação e conhecimento que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos.
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Dois termos da definição de projetos merecem destaque. Temporário não significa necessariamente de curta duração, mas sim que um projeto possui um início e um término definidos. Isso distingue o projeto dos trabalhos operacionais de natureza contínua.
E exclusivo indica a singularidade da natureza de cada projeto, pois mesmo que elementos repetitivos ou similares possam estar presentes em algumas entregas do projeto, o resultado de cada projeto é obtido sob uma combinação exclusiva de objetivos, circunstâncias, condições, contextos, fornecedores etc.
O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos.
Principais aspectos:
• Integração
• Escopo
• Tempo
• Custos
• Qualidade
• Recursos humanos
• Comunicações
• Riscos
• Aquisições
Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos.



Processos do gerenciamento de projetos


A aplicação dos conhecimentos requer a adoção eficaz de processos apropriados. Cada área de conhecimento abrange diversos processos no gerenciamento de projetos.
Um processo é um conjunto de ações e atividades interrelacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas resultantes.
Principais aspectos:
1. Iniciação
2. Planejamento
3. Execução
4. Monitoramento e Controle
5. Encerramento

Gerençiamentos de riscos
Gerência de Riscos é o processo de planejar,organizar,dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao minimo possível.
É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.

Elementos básicos


- Controle do RISCO, que se constitui em um programa de prevenção de perdas, reduzindo tanto a freqüencia como a severidadde dos acidentes;

- O financiamento, que significa a gestão dos riscos remanescentes,retendo-os na empresa ou transferindo-os total ou parcialmente para as seguradoras.



PRINCIPAIS BENEFICIOS DA GERÊNCIA DE RISCOS:

-Seguros adequados
-Redução de riscos com conseqüencia redução de prêmios
-Retenções conscientes de riscos
-Bens e vida humanas preservadas
-Manutenção do fluxo produtivo epemanência da empresa no mercado
-Funcionários motivados
-Aumento da produção e competitividade


Conclusão

Gerenciamento de projeto:

O gerenciamento de projeto é a aplicação de conhecimento ,que habilidade ,ferramentas é técnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do projeto.
Que facilita seu desenpenho.


Gerenciamento de risco:

E onde nos devemos observa nosso desempenho que desejamos para não haver nenhum erro , pois no intuito de oferecer um projeto com facilidade e com mais segurança.



http://www.isegnet.com.br/siteEdit/site/site_antigo/arquivosartigos/O%20QUE%20%C3%89%20GERENCIAMENTO%20DE%20RISCOS.pdf

B :cheers:Bom dia a todos cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Olimpio

Olimpio


Mensagens : 16
Data de inscrição : 23/08/2011

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:07 am

Bom dia!

Gerenciamento de projetos:
Um projeto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objetivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe ao gerente de projetos garantir que ele atinja os objetivos propostos.

O nome mesmo nos dá uma ideia do que ja seja um gerenciamento de projeto e o ato de criar um projeto, com prazos pré estabelecidos e custos, sendo que se deve escolher um metodologia para dar inicio ao seu projeto sendo escolhida por fatores importantes, como a exigência para o mercado, disponibilidade de mão de obra...etc. Pois é crucial este momento, pois é atravez dele que será feito as equipes para serem coordenadas. Depois todos processdimentos necessário para ser inicar, vem a segunda parte para controlar os prazos e cutos a serem seguidos rigorosamente para poder se alcançada aquela meta.


Gerenciamento de riscos:
Gerência de Riscos é o processo de palanejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humaos e materiais de um organizão ao minimo possível.
É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enficando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais, ao meio ambiente e à imagem da empresa.

O gerênciamento de risco é um processo para organizar tudo que se deve ser feito na empresa para minimizar ao máximo possível, com algum tipo de perda de uma empresa seja ela em produtos ou serviços, os chamados de planos "a" e "b" que elaboramos ao risco de algo der errado,sendo de caracter obrigatório para não ser lesado de alguma maneira tanto para o cliente como empresário.



Fonte de pesquisa:

http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx
http://www.isegnet.com.br/siteEdit/site/site_antigo/arquivosartigos/O%20QUE%20%C3%89%20GERENCIAMENTO%20DE%20RISCOS.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
kesia nascimento

kesia nascimento


Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 33
Localização : unai-mg

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Gerenciamento de projetos/Gerenciamento de riscos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:08 am

Bom Dia!

Gerenciamento de Projetos -> É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Ele pode ser melhor explicado através dos processos que o compõem, que podem ser reunidos em cinco grupos de processos - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento – e em nove Áreas de Conhecimento - Gerenciamento da Integração do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto, Gerenciamento da Comunicação do Projeto, Gerenciamento dos Riscos do Projeto e Gerenciamento de Aquisições do Projeto.www.pmisc.org.br/open.php?pk=45&id_ses=4
OPNIÃO(Este tópico nos leva a aplicação de conhecimentos,habilidades,ferramentas e técnicas nas atividades do projeto onde podemos dar nossas opnioes e mostrar nossos conhecimentos.

Gerência de Riscos-> É o processo de planejar,organizar,dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao minimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.
OPNIÃO(Gerenciamento de riscos é onde planejamos.organizamos,dirigimos e controlamos os recursos para minimizar os efeitos dos riscos ao minimo possivel.)www.isegnet.com.br/.../ ...
E é isso ai até mais e tenha um dia abençoado por Deus!!! Laughing

KÉSIA NASCIMENTO
TÉC01 EM INFORMÁTICA


Última edição por kesia nascimento em Ter Nov 29, 2011 6:13 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Monica

Monica


Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 39
Localização : Unaí -MG

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: projeto   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:09 am


Bom Dia!



Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Dois termos da definição de projetos merecem destaque. Temporário não significa necessariamente de curta duração, mas sim que um projeto possui um início e um término definidos. Isso distingue o projeto dos trabalhos operacionais de natureza contínua.

E exclusivo indica a singularidade da natureza de cada projeto, pois mesmo que elementos repetitivos ou similares possam estar presentes em algumas entregas do projeto, o resultado de cada projeto é obtido sob uma combinação exclusiva de objetivos, circunstâncias, condições, contextos, fornecedores etc.


O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos.


Comentario: UM gerente de projetos é a pessoa responsavél por organizar e conduzir o projeto, com a missão de cuidar para que o objetivo do
projeto seja atingido.

referência bibliográfica: PMBOX e gerenciamento de projetos.




Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.

A noção de risco é diversa, e muda consoante o enquadramento que deu origem à metodologia de gestão de risco em causa. Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo exacto resultado é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza, i.e., a amplitude de possíveis resultados. Inclui o planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar e controlar o risco.”. Porém outro tipo de definições, igualmente abrangentes, podemos encontrar em manuais publicados pela US Project Management Institute (PMI) e pela UK Association for Project Management (APM), embora muito semelhantes entre si:


Comentario: Gerencia de risco visa identificar problemas, antes que ocorra o problema, com o objetivo de eliminar ou
reduzir o problema.

Ir para o topo Ir para baixo
LUCAS AUGUSTO

LUCAS AUGUSTO


Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 31
Localização : Unai

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:10 am

OLÁ, BOM DIA!!!

Gerenciamento de projetos: "Turner (1994), refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, táctico);" (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos): SEGUNDO A DEFINIÇÃO DO AUTOR O GERENCIAMENTO DE PROJETOS PODE SER DIVIDIDO EM 3 DIMENSÕES PARA UMA MELHOR COMPREENÇÃO DO SEU SIGNIFICADO, E ESSAS DIMEÇÕES SÃO DIVIDIDA EM SUBPROCESSOS.

Gerenciamento de riscos: "Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente."(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto): NESSE CASO O AUTOR DEFINE O GERENCIAMENTO DE RISCOS COMO UM CONJUNTO DE EVEWNTOS QUE VEM EM FORMA DE AMEÇAS OU OPORTUNIDADES QUE PODEM TER UMA INFLUENCIA POSITIVA OU NEGATIVA SOBRE O PROJETO.


UM ABRAÇO!!!


LUCAS AUGUSTO NASCENTES
FL INFORMATICA - FORMATAÇÃO DE COMPUTADORES: 9945-1067 OU 9215-3550



[i]
Ir para o topo Ir para baixo
SHIRLEI

SHIRLEI


Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 34
Localização : Unai

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:14 am

1. Gerenciamento de Projetos

Para o Guia PMBOK, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do projeto.
Para facilitar o gerenciamento do projeto, ele deve ser dividido em fases, que constituem seu ciclo de vida. Esse ciclo serve para definir o início e o fim do projeto e define: que trabalhos (atividades) devem ser realizados em cada fase (ou etapa); quando e que entregas devem ser geradas em cada fase; quem está envolvido em cada fase; como será o controle e a aprovação de cada fase.
As fases de um projeto:
1.Fase de Iniciação
2.Fase de Planejamento
3.Fase de Execução
4.Fase de Monitoramento e Controle
5.Fase de Encerramento

Fonte: Slide


2. Gerenciamento de Riscos

Gerência de Riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.
É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais ao meio ambiente e à imagem da empresa.

Fonte: TTP://www.isegnet.com.br/siteEdit/site/site_antigo/arquivosartigos/O%20QUE%20%C3%89%20GERENCIAMENTO%20DE%20RISCOS.pdf


Gerenciamento de riscos é o controle da responsabilidade de ocorrência de um resultado inesperado.
As 6 etapas:

1-Planejamento do gerenciamento de riscos.
Aumenta a possibilidade de sucesso do projeto. Deve ter funções, responsabilidades, orçamentos e interpretação.

2-Identificação de riscos.
A simples identificação de um risco já pode sugerir o seu controle.

3-Análise qualitativa de riscos.
É normalmente uma maneira rápida e econômica de estabelecer prioridade para o planejamento de respostas e riscos.

4-Análise quantitativa de riscos.
Inclui a análise numérica do efeito dos riscos identificados.

5-Planejamento de respostas a riscos.
Refere-se ao planejamento de ações para responder aos riscos identificados. Estão disponíveis varias estratégias de respostas a riscos.

6-Monitoramento e controle de riscos.
Consiste no acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos, execução dos planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.

Fonte: Meu caderno


Comentário:

Pode-se entender que gerenciamento de projeto é tudo aquilo que você planeja antes de realizar qualquer projeto, seja na vida pessoal ou no trabalho, tudo que vamos fazer deve ser muito bem planejado e calculado para que possa se ter sucesso no final e o gerenciamento de riscos tem o objetivo de minimizar os eventos potencialmente negativos mostrando os possíveis riscos que podemos ter na elaboração de um projeto.

Bom dia a todos
Shirlei
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes


Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 35

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:22 am

Bom dia!!!

Gerênciamento de projetos: é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

OBS: Para uma empresa se manter no mercado de trabalho sem um Gerente de Projeto e praticamente impossível, por que este profissional faz a ponte entre os demais setores. Por isso deve-se ter um Gerente de Projeto bem qualificado.
http://pt.wikipedia.org.com

Gerenciamento de Risco: é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os feitos de perda acidentais, enfocando o tratamento aos ricos que possam causar danos pessoais ao meio ambiente e a imagem da empresa.

OBS: Uma empresa que tem a Gerenciamento de Risco dentro dela tem tudo para dar certo, pois ela proporciona segurança tanto para a empresa quanto para os funcionários.
http://www.isegnet.com.br

Um Bom Dia a Todos!!!
Ana Paula
Ir para o topo Ir para baixo
Carolina

Carolina


Mensagens : 16
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 36
Localização : Unaí

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:25 am

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Para o Guia PMBOK, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do projeto.
Para facilitar o gerenciamento do projeto, ele deve ser dividido em fases, que constituem seu ciclo de vida. Esse ciclo serve para definir o início e o fim do projeto e define: que trabalhos (atividades) devem ser realizados em cada fase (ou etapa); quando e que entregas devem ser geradas em cada fase; quem está envolvido em cada fase; como será o controle e a aprovação de cada fase.
Fonte: “Slides“.

Gerência de projetos, gestão de projetos, gerenciamento de projetos ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos.

Comentário: Entendo que gerenciamento de projetos é o mesmo que pensar em tudo antes de fazer, em todas as possibilidades, se previnir para que os possiveis erros que possa acontecer vc ja saber como solucionar.

GERENCIAMENTO DE RISCOS

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto.

Risco é a possibilidade de ocorrência de um resultado indesejável, como conseqüência de um evento qualquer.
O gerenciamento de análise de risco tem o objetivo de minimizar os eventos potencionamente negativo.
O gerenciamento de risco de um projeto é dividido em seis processos básicos.
1- Planejamento do gerenciamento de riscos.
Deve ter funções e responsabilidades custo do orçamento e interpretação.
2- Identificação de riscos.
A simples identificação de um risco já pode sugerir o seu controle e a sua resposta.
3- Analise qualitativa de risco.
A análise qualitativa de riscos é normalmente uma maneira rápida e econômica de estabelecer prioridades para o planejamento de respostas a riscos.
4- Análise quantitativa de riscos.
Inclui a análise numérica de efeito dos riscos identificados.

5- Planejamento de respostas a riscos.
Refere-se ao planejamento de ações para responder aos riscos identificados. Estão disponíveis várias estratégias de respostas a riscos.
6- Monitoramento e controle de riscos.
Consiste no acompanhamento dos riscos identificado. Monitoramento dos riscos, residuais, identificação de novos riscos, execução dos planos de respostas a riscos.
Fonte: "Caderno."
Comentário: É gerenciar o risco, prever que o risco pode ocorrer e planejar respostas para que não aconteça.


Última edição por Carolina em Ter Nov 29, 2011 6:34 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda souza

Fernanda souza


Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 35
Localização : unai MG

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: trabalho    Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:29 am

O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCOS? Gerência de Riscos é o processo de planejar,organizar,dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao minimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa. www.isegnet.com.br

na minha opiniao:constitui em um programa de prevençao de perdas reduzindo tanto a frequencia como a severidade dos acidentes.


Gerenciamento de Projetos: é a disciplina de definir e atingir objetivos, otimizando o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, materiais, energia, espaço, etc) durante o curso de um projeto (conjunto de atividades com duração finita).

Gerenciamento de projetos é normalmente o campo e responsabilidade de um gerente de projeto individual. Este indivíduo raramente participa nas atividades que produzem o resultado final, mas se esforça para manter o progresso e a interação produtiva das várias partes, reduzindo o risco geral de fracasso.

Diferente do trabalho regular e funcional, um projeto é um "empreendimento temporário executado para criar um produto ou serviço único". A duração de um projeto é o tempo do seu começo até sua conclusão, o que pode tomar dias, semanas, meses ou até anos.

Há pouco tempo, a disciplina de Gerenciamento de Projetos tem sido aplicada a atividades de Marketing e Propaganda, conforme elas se tornam mais orientadas à tecnologia e mais canais de comunicação fazem parte do mix de marketing.

Atividades do Gerenciamento de Projetos

O Gerenciamento de Projetos está composto de diversas atividades diferentes como:

•Planejar o Trabalho
•Estimar os recursos

na minha opiniao: que faz as empresas mais eficaz mais inovadas e mais competitivo....
fernanda
Ir para o topo Ir para baixo
esk17

esk17


Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 31

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 6:36 am

Bom dia a todos.

Gerenciamento de Riscos

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.

A noção de risco é diversa, e muda consoante o enquadramento que deu origem à metodologia de gestão de risco em causa. Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo exacto resultado é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza, i.e., a amplitude de possíveis resultados. Inclui o planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar e controlar o risco.”. Porém outro tipo de definições, igualmente abrangentes, podemos encontrar em manuais publicados pela US Project Management Institute (PMI) e pela UK Association for Project Management (APM), embora muito semelhantes entre si:

* Risco – evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objectivo do projecto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade – PMI, PMBOK Guide 2004, pag. 238;
* Risco – determinado evento ou conjunto de circunstâncias que, ao ocorrerem, terão efeito sobre a concretização dos objectivos do projecto – APM (1997, pág.16);

O RAMP Guide, 2nd. Edition, define o risco como sendo, num sentido lato, o impacto potencial de todas as ameaças e oportunidades que possam afectar a concretização dos objectivos de um investimento.

A FERMA – Federation of European Risk Management Associations, adopta a definição de risco conforme estabelecido na ISO/IEC Guide 73, ou seja, é a combinação da probabilidade de um acontecimento e das suas consequências.

A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de factores, internos ou externos ao projecto, cujo desencadeamento, ao longo do seu ciclo de vida, podem fazer alterar o objectivo do mesmo. A identificação desses factores e/ou das suas causas, constitui uma das etapas fundamentais, de qualquer metodologia de gestão dos riscos. O tipo de risco, a sua probabilidade de ocorrência, ou o seu impacto sobre o projecto, variam ao longo do ciclo de vida do mesmo, sendo por isso necessário proceder-se à identificação dos riscos, em todas as suas fases.

Estes dois conceitos (oportunidade e ameaça) estão, invariavelmente, presentes em quase todas as definições de risco que são utilizadas pelas diversas metodologias de gestão do risco e da própria FERMA – Federation of European Risk Management Associations. Não se deve relevar as oportunidades em detrimento das ameaças, ou vice-versa, as preocupações relacionadas com ambas não se devem mutuamente excluir. Este aspecto é referido em Project Risk Management, Processes, techniques and insights, 2nd. Edition – Chris Chapman and Stephen Ward, sublinhando, mesmo, que “Oportunidades e ameaças podem, por vezes, serem consideradas separadamente, mas raramente são independentes, tal como duas faces da mesma moeda só podem ser analisadas uma de cada vez, mas não são independentes quando lançamos a moeda.”. Há uma certa tendência em considerar o risco em termos negativos, quanto às suas consequências. É um facto que a ocorrência de riscos, não considerados, podem ter efeitos negativos no projecto. Mas não devemos esquecer que, também, se podem traduzir em potenciais oportunidades. Esta é a parte da equação que, geralmente, é ignorada. O pode ser percepcionado como uma ameaça, para determinada pessoa pode, a mesma circunstância pode ser encarada como uma oportunidade para outra pessoa. Depende em que nível do contrato nos posicionamos (Cliente, Fornecedor…), e da aversão ao risco que cada um tem, de acordo com as suas experiências.

Existem diversas metodologias, de gestão dos riscos, sendo a FERMA - Federation of European Risk Management Associations, uma norma que surgiu por necessidade de uniformização dos conceitos, processos e metodologias, associadas à gestão dos riscos. Algumas das principais metodologias, são:

* PMBOK do Project Management Institute (PMI)
* RISMAN - Risk Management
* SHAMPU - Shape, Harness and Manage Project Uncertainty
* RAMP Guide - Risk Analysis an Management for Projects
* PRAM Guide - Project Risk Analysis and Management

Gerenciamento de Projetos

Vários autores abordam a gestão de projetos, com ligeiras variações de conceito:

* Kerzner (1992), a gestão de projeto de relativamente curto prazo que foi estabelecido para a concretização de objetivos específicos;
* Turner (1994), refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, táctico);
* PMI (Project Management Institute) (2004), define gestão de projetos, tão simplesmente, como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às actividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente;

Reduzida à sua forma mais simples, e confinada a uma das suas nove áreas do conhecimento (de acordo com o PMBOK), a gerência de projetos, pode ser aplicado como disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto, potenciando, ao mesmo tempo, as oportunidades de ocorrência de eventos favoráveis do projecto. O risco de fracasso, decorrente da ocorrência de ameaças, aumenta de acordo com a presença de incerteza do evento, e da sua probabilidade de ocorrência, durante todos os estágios do projeto. A variação da probabilidade (P) de ocorrência dos riscos (sob a forma de ameaças ou oportunidades) diminui, ao longo do ciclo de vida do projecto, aumentando o impacto (I) da possível ocorrência do mesmo, na razão inversa, sem que seja, necessáriamente, na mesma proporção. A relação entre estas duas variáveis (PxI), é designada, na gestão dos riscos do projeto, como valor esperado (Ve), e consiste numa medida de avaliação da importância e influência do risco, para alcançar o objectivo do projeto em causa.

Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).

A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus.

FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_projetos
Ir para o topo Ir para baixo
luciana

luciana


Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 41

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 7:36 am

Bom dia!
study Gerenciamento de Projetos
 O planejamento e a execução de projetos continuam sendo um desafio para as empresas. A competitividade do mercado aumenta as exigências de prazo e qualidade. Segundo estudos 78% das organizações costumam ter problemas no cumprimento dos prazos estabelecidos para os projetos.

 Para gerenciar projetos com eficiência, conheça o Projeto software líder de mercado em gerenciamento de projetos. A solução permite alto desempenho com uma interface fácil de usar, ajudando a reduzir custos com um melhor controle dos projetos.

 GERENCIAMENTO DE RISCOS

 E o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e matérias de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.São técnicas que visa reduz ir ao mínimo ao efeitos dos acidentes.

 Conclusão

 Um projeto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objetivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos enxugamento dos quadros de pessoal e o aumento da necessidade de especialização técnica tem dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe ao gerente de projetos garantir que ele atinja os objetivos propostos.
 Muitas empresas estão adotando a estrutura de projetos no seu dia-a-dia. Desde a concepção de um novo software até a implantação dos procedimentos de atendimento a clientes, desde a construção de uma ponte até a revisão dos processos de venda com vistas a aumentar a taxa de fechamento de negócios, muitos empreendimentos no seio das organizações se enquadram na classe de projetos. O
 Nos mais diversos setores, a abordagem de gerenciamento de projetos está ganhando terreno por permitir um melhor uso dos recursos para se atingir objetivos bem definidos pela organização.
Bibliografia
://www.isegnet.com.br
Ir para o topo Ir para baixo
Mara Andrade

Mara Andrade


Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/08/2011
Idade : 31
Localização : Unaí - MG

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Pesquisa sobre Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Riscos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 5:46 am

Gerenciamento de projetos
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
O gerente de projeto
É um que profissional raramente participa das atividades diretas do projeto. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificando seus desvios e minimizando as falhas.
Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. Com habilidade em satisfazer o cliente.
Um projeto é desenvolvido em cinco grupos de abordagem tradicional:
1. Iniciação;
2. Planejamento;
3. Execução;
4. Monitoramento e controle;
5. Encerramento.
O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis:
• Tempo;
• Custo;
• Escopo.
A restrição do tempo influencia o prazo até o término do projeto. A restrição de custo informa o valor monetário incluído no orçamento disponível para o projeto. Já a restrição do escopo designa o que deve ser feito para produzir o resultado de fim do projeto. Estas três variáveis estão freqüentemente competindo: o escopo aumentado significa tipicamente o tempo aumentado e o custo aumentado, uma restrição apertada de tempo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido.
Tempo
É importante dividir o trabalho em diversas partes menores, de modo que seja fácil a definição das condições de criticidade e de folgas.
Custo
Exemplo: taxas labor, taxas materiais, gerência de risco, planta (edifícios, máquinas, etc), equipamentos e lucro.
Escopo
São as exigências especificadas para o resultado fim, ou seja, o que se pretende, e o que não se pretende realizar. A qualidade do produto final pode ser tratada como um componente do escopo. Normalmente a quantidade de tempo empregada em cada tarefa é determinante para a qualidade total do projeto.
Gerenciamento de riscos
Gerência de Riscos é o processo de planejar,organizar,dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao minimo possível.
É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais ao meio ambiente e à imagem da empresa.
O gerenciamento de risos proporciona proteção dos patrimonios dos acionistas, elimina ou reduz efetivamente a maioria dos riscos acidentais.
Seus principais beneficios são:
-Seguros adequados
-Redução de rscos com conseqüenciaredução de prêmios
-Retenções conscientes de riscos
-Bens e vida humanas preservadas
-Manutenção do fluxo produtivo epemanência da empresa no mercado
-Funcionários motivados
-Aumento da produção e competitividade
Minha opnião sobre gerenciamento de projeto:
E muito importante porque o gerente espoem as suas habilidades e conhecimentos para que se possa gerar beneficios para desenvolver melhor o projeto. O gerente de projetos tem como beneficio garantir a satisfação do cliente para que todos fiquem satisfeitos. Alem de nao participar temporariamente das atividades diretas do projeto o gerente tem um papel muito importante na empresa e deve ser muito valorizado.
Minha opnião sobre gerenciamento de riscos:
O gereciamento de riscos foi criado para dimuir os riscos na criação do projeto, e tambem fazer com que o projeto custe menos quando for elaborado e que a pessoa ja saiba mais ou menos quanto sera o seu gasto, evitando no maximo que a pessoa seja pega de surpresa com noticias indesejaveis, mas esse projeto nao garante 100% que esse produto nao terá erros mas sim que possa minimizar o maximo os erros que a ser cometidos, se ocorrer erros.
Bibliografia
pt.wikipedia.org/wiki/Gerência_de_projetos
pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto[/size]

Abraços

Mara Andradade


Última edição por Mara Andrade em Qui Dez 01, 2011 6:19 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
maikon almeida de sousa

maikon almeida de sousa


Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 31
Localização : +++++++++++++++++++++++++++

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: TRABALHO-PESQUISA   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 5:55 am

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

História da gerência de projeto: Como uma disciplina, a gerência de projeto foi desenvolvida de diversos campos de aplicação diferentes, incluindo a construção civil, a engenharia mecânica, projetos militares, etc. Nos Estados Unidos, o "pai" da gerência de projeto é Henry Gantt, chamado o pai de técnicas do planejamento e do controle, que é conhecido pelo uso do gráfico de barras como uma ferramenta de gerência do projeto, para ser um associado às teorias de Frederick Winslow Taylor de administração científica, e para seu estudo do trabalho e da gerência do edifício do navio da marinha. Seu trabalho é o precursor a muitas ferramentas de gerência modernas do projeto, tais como a WBS (Work Breakdown Structure) ou EAP (Estrutura Analítica do Projeto) de recurso que avalia o trabalho.
O gerente de projeto: Um projeto é desenvolvido pelo profissional denominado gerente de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.
Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.
Em campo, um gerente de projeto bem sucedido deve poder imaginar o projeto inteiro do seu começo ao seu término e desta forma assegurar que esta visão seja realizada.




O GERENCIAMENTO DE PROJETOS TENTA ADQUIRIR CONTROLE SOBRE TRÊS VARIÁVEIS:

Tempo:O tempo requerido para terminar os componentes do projeto é normalmente alterado quando se pretende baixar o tempo para execução de cada tarefa que contribui diretamente à conclusão de cada componente. Ao executar tarefas usando a gerência de projeto, é importante dividir o trabalho em diversas partes menores, de modo que seja fácil a definição das condições de criticidade e de folgas.
Custo:O Custo para desenvolver um projeto depende de diversas condições iniciais disponíveis para o desenvolvimento de cada projeto tais como: taxas labor, taxas materiais, gerência de risco, planta (edifícios, máquinas, etc), equipamentos e lucro.
Escopo:São as exigências especificadas para o resultado fim, ou seja, o que se pretende, e o que não se pretende realizar. A qualidade do produto final pode ser tratada como um componente do escopo. Normalmente a quantidade de tempo empregada em cada tarefa é determinante para a qualidade total do projeto.
Essas variáveis podem ser dadas por clientes externos ou internos. A definição dos valores das variáveis remanescentes fica a cargo do gerente do projeto, idealmente baseada em sólidas técnicas de estimativa. Os resultados finais devem ser acordados em um processo de negociação entre a gerência do projeto e o cliente. Geralmente, os valores em termos de tempo, custo, qualidade e escopo são definidos por contrato.
7 passos do gerenciamento de projetos

Escolha e adote uma metodologia :Uma metodologia é um processo a seguir que dá maior controle sobre os recursos que serão utilizados no projeto.
Comunique-se: não é só o peixe que morre pela boca:Quando falta comunicação, os boatos e outras formas de ruídos tomam seu lugar. Na falta de versão oficial, ficam circulando informações que podem minar a moral da equipe e levantar suspeitas sem fundamento.
Defina o escopo do projeto e detalhe as atividades: O “escopo do projeto” é o trabalho que deve ser realizado para se obter um produto ou serviço com determinadas características e recursos. Comece por definir o que deve ser feito e o que não deve.
Conheça os envolvidos e monte seu time :Todos os envolvidos no projeto são os "stakeholders". Nesse grupo estão não apenas os membros da equipe, mas também os clientes e fornecedores envolvidos.
Desenvolva o cronograma junto com quem põe a mão na massa:Uma vez que temos as tarefas definidas a partir do escopo, temos de estimar a duração de cada uma. Procure fazer esta estimativa de tempo de execução com a ajuda de quem está escalado para executar o trabalho. Ao mesmo tempo em que essa pessoa é quem melhor sabe quanto tempo precisará, ela estará se comprometendo com um prazo para a sua execução.
6. Monitore os riscos e seja pró-ativo:Agora que todos sabem o que devem fazer, é importante mitigar os riscos que podem impedir o bom desenvolvimento do projeto. Desenvolva uma lista de fatores de risco e um plano para lidar com eles. Mas lembre-se de que são duas coisas diferentes: a monitoração do risco e controle do risco.
Formalize o início e o encerramento do projeto: O início do projeto é um momento solene. O patrocinador deve formalizar a todos os envolvidos que o projeto está iniciado e o cronômetro está correndo.
10 MANDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Estreitarás teus escopos; Não tolerarás equipes inchadas; Exigirás dedicação de todas as áreas envolvidas; Estabelecerás um comitê para analisar o andamento; Não consumirás tua equipe; Buscarás apoio externo quando necessário;Darás poder às tuas equipes;Usarás ferramentas de gerenciamento de projetos;Reconhecerás o sucesso;Não tolerarás gambiarras.
GERENCIAMENTO DE RISCOS
:

Gerência de Riscos é o processo de planejar,organizar,dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.
É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.
Elementos básicos do gerenciamento de riscos:- Controle do RISCO, que se constitui em um programa de pr
evenção de perdas, reduzindo tanto a frequência como a severidades dos acidentes;
- O financiamento, que significa a gestão dos riscos remanescentes,retendo-os na empresa ou transferindo-os total ou parcialmente para as seguradoras.

Importância e sucesso do gerenciamento de riscos:
Atualmente, nos países desenvolvidos,todas as grandes empresas e muitas pequenas e médias se utilizam, com êxito, da Gerência de Riscos, pois ela proporciona uma correta proteção dos ativos e do patrimônio dos acionistas, eliminando ou reduzindo,efetivamente, a maioria dos riscos acidentais.
Principais benefícios da gerência de riscos:
-Seguros adequados
-Redução de riscos com conseqüência redução de prêmios
-Retenções conscientes de riscos
-Bens e vida humanas preservadas
-Manutenção do fluxo produtivo epemanência da empresa no mercado
-Funcionários motivados
-Aumento da produção e competitividade
Definições risco- Uma ou mais condições de uma variável com o potencial necessário para causar danos.Esses danos podem ser entendidos como lesões a pessoas danos a equipamentos e instalações, danos ao meio ambiente, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção.Havendo um risco,persistem as possibilidade de efeitos adversos.
Pode significar ainda:
-incerteza quanto á ocorrência de um determinado evento(acidente)
-chance de perda que uma empresa pode sofrer por causa de um acidente ou série de acidentes.
Segurança :Freqüência definida como "isenção de riscos". Entretanto, é praticamente impossível a eliminação completa de todos os riscos. Segurança é, portanto, um compromisso a cerca de uma relação da exposição,é o antônimo de perigo.
Perigo: Expressa uma exposição relativa a um risco que facorece a sua materialização em danos.
Dano- É a gravidade da perda humana,material, ambiental ou financeira que pode resulatr,caso o controle sobre o risco seja perdido.
Um operário desprotegido pode cair de uma viga a 3 metros de altura sofrer um dano fisico como por exemplo, uma fratura na perna. Se a viga estivesse colocada a 90 metros de altura ele, com certeza, estaria morto. O risco ( possibilidde) e o perigo(exposição) de queda são os mesmos. Entretanto a diferença reside apenas na gravidade do dano que poderia ocorrer com a queda.
Causa- É a origem de caráter humano ou material relacionada com o evento catastrófico(acidente ou falha) resulante da materialização de um risco, provocando danos.
Perda- é o prejuizo por uma organização,sem garantia de ressarcimento por seguro ou por outros meios
Sinistro-è o prejuizo sofrido um organização, com garantia de ressarcimento por seguro ou por outros meios
Incidente- qualquer evento ou fato negativo compotencial para provocar danos. É também chamado " quase acidente", situação em que não há danos macroscópicos.
Nivel de risco- Expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um periodo especifico de tempo ou numero de cilcos operacionais.pode ser iondicado pela probabilidade de um acidente multiplicada pelo dano fem recusros financeiros,vidas ou unidades operacionais.
Identificação e analise de riscos :De modo geral, a Analise de riscos tem por objetivo responder a uma, ou mais de uma, das seguintes perguntas relatias a uma determinada instalação:
-Quais os riscos presentes naplnata e o que pode acontecer de errado?
-Qual a probabilidade de ocorrência de acidentes devido aos riscos presentes?
-Quais os efeitos e as consequências destes acidentes?
-Como poderiam ser aliminados ou reduzidoa estes riscos?

Portanto, analisar um risco é identificar,discutir, e avaliar as possibilidade de ocorrência de acidentes, na tentativa de se evitar que estes aconteçam e ,caso ocorram, identificar as alternativas que tornam mínimos os danos subseqüentes a estes acontecimentos.
Técnicas de analise de riscos:A analise de riscos cosiste num exame sistemático de uma instalação para identificar os riscos presentes e formar uma opinião sobre ocorrências potencialmente perigosas e suas possíveis conseqüencias
As metodologias são oriundas de duas grandes áreas:Engenharia de segurança e engenharia de processos.Possuem generalidades e abrangência,podendo ser aplicadas a quaisquer situações produtivas.

As tácnicas de Analise de Ricos mais utilizadas são: -Analise Prliminar de Riscos (APR)
-Checklist
-Técnica de incidentes Críticos (TIC)
-Analise de Modos de falha e efeitos (AMFE)
-Analise e àrvore de falhas (AAF)
-Analise de Àrvore de Eventos ( AAE)
- Estudo de Operabilidade e Riscos-Hazard and Operability Studies (hazop)
-Série de Riscos (SR)
-What-if (WI )
-What-if/Checklist (WIC)


















Opiniões

Gerenciamento de Projeto
O gerenciamento de projeto e coordenado pelo gerente que tem habilidade e conhecimento em controlar um determinado projeto e também habilidade em resolver um determinado problema que venha ocorrer, bastante eficiência para que o cliente fique satisfeito, o gerente tem que ter uma boa comunicação com o cliente, saber de que ele realmente precisa, e esta disposto a solucionar os problemas de cada pessoa com muita paciência, responsabilidade para que não prejudique nenhum dos lados. O gerente que especificar um determinado preço ao produto, e ainda lançar um prazo aquele produto.
Gerenciamento de Riscos
Nesse gerenciamento criaram o escopo para minimizar os erros ocorridos durante a criação do projeto e diminuindo os gastos e tempo para a entrega de um produto, garantindo eficiência e qualidade. O gerenciamento de risco possui quatro processos que são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse processo e utilizado para minimizar os riscos do projeto menores possíveis. Esse processo é utilizado para facilitar na organização do projeto, facilitando também em sua execução. Um risco para mim significa perda de algo muito importante, então e nessa hora que fazemos qualquer tipo de coisa para a proteção daquela coisa que algum dia possa ser muito útil para nós. E é para isso que o sistema de gerenciamento de riscos e importante para nós porque ele previne para que esse erro não ocorra, e caso ocorra ficarmos daquilo que possa acontecer.

REFERENCIAS:
Www.isegnet.com.br www.isegnet.com.br
http://www.efetividade.net/
http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto


MAIKON ALMEIDA
BOM DIA A TODOS![u][/left]
Ir para o topo Ir para baixo
cassio

cassio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/08/2011

Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitimeTer Dez 13, 2011 7:52 am

Ola Bom dia.

Gerenciamento de projetos:
É desenvolvido pelo profissional denominado gerente de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas. Nas últimas décadas, emergiram uma série de abordagens na indústria em geral. Dentre essas abordagens se destaca a abordagem do PMBOK, que tem se tornado um padrão em diversas indústrias. Na abordagem tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:
1. Iniciação;
2. Planejamento;
3. Execução;
4. Monitoramento e controle;
5. Encerramento
http://pt.wikipedia.org

Gerenciamento de riscos:
Gerência de Riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.
Gerenciamento de riscos é o controle da responsabilidade de ocorrência de um resultado inesperado.
As 6 etapas:

1-Planejamento do gerenciamento de riscos.
Aumenta a possibilidade de sucesso do projeto. Deve ter funções, responsabilidades, orçamentos e interpretação.

2-Identificação de riscos.
A simples identificação de um risco já pode sugerir o seu controle.

3-Análise qualitativa de riscos.
É normalmente uma maneira rápida e econômica de estabelecer prioridade para o planejamento de respostas e riscos.

4-Análise quantitativa de riscos.
Inclui a análise numérica do efeito dos riscos identificados.

5-Planejamento de respostas a riscos.
Refere-se ao planejamento de ações para responder aos riscos identificados. Estão disponíveis varias estratégias de respostas a riscos.

6-Monitoramento e controle de riscos.
Consiste no acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos, execução dos planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.
www.isegnet.com.br
Comentários
Gerenciamento de projetos refere que, a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão, abordando todas as necessidades que uma empresa necessita.


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Empty
MensagemAssunto: Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos   Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Análise SWOT

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Curso Técnico de Informática Unitec - Unaí-MG :: Segurança e Análise de Risco em Projetos-
Ir para: